quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ensino na USP é prejudicado pela greve dos funcionários

Greve dificulta acesso a obras indicadas por professores

Funcionários da Universidade de São Paulo entraram em greve na manhã de hoje, dia 05 de maio, buscando aumento salarial de RS 200,00 fixo, além de 16% de reajuste. Segundo o Sindicato dos Funcionários da USP (Sintusp), houve uma quebra da isonomia no início deste ano, quando os professores receberam aumento salarial de 6% e os funcionários não tiveram nenhum benefício. Por enquanto, os professores não deram  indicativo de greve. A situação deve ser discutida no próximo dia 11, em reunião de todos os setores com a Reitoria.

A greve afeta a circulação de ônibus internos da USP dentro dos campi, atividades laboritoriais, atividades administrativas e a utilização das bibliotecas. Com isso, os estudantes estão tendo dificuldades para conseguir os textos a serem lidos em sala de aula ou por indicação dos professores. Se não estiverem no xerox, não há como realizar a leitura. Há obras raras e publicações especiais que não podem ser compradas e, mesmo se pudessem, a idéia de comprar todos os livros requisitados é economicamente inviável.

Espera-se que na reunião entre Reitoria, Professores e Funcionários, marcada para o dia 11 de maio, a questão seja debatida e todas as partes entrem em um consenso, impedindo assim que os estudantes saiam prejudicados e os benefícios aos funcionários, tendo fundamento o pedido, sejam concedidos.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Segundo semestre já conta com dois congressos de linguistica

Agenda


1) VI ALSFAL - Conference of the Latin American Systemics Functional Linguistics Association

Systemic Functional Linguistics and its Potential for Semiotic-Discursive Empowerement

Cursos e Workshops: 05 e 06 de outubro de 2010
Conferência: 07 a 09 de outubro de 2010

Local: Fortaleza, Ceará - Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Inscrições: http://www.6alsfal-uece.com.br/
Resumos para apresentações devem ser encaminhados de 12/04 a 06/06/2010

Telefone: +55 85 9989 7618
E-mail: info@6alsfal-uece.com.br



2) III Colóqio da ALED Brasil - Associação Latino Americana de Estudos do Discurso

Discurso e Práticas Sociais
Um tributo a Luis Antônio Marcuschi

Data: 13 a 15 de outubro de 2010

Local: Recife, Pernambuco - Universidade Federal de Pernambuco

Inscrições: http://www.aled2010.com.br/
Aceitas até dia 31/05/2010

E-mail: contato@aled2010.com.br

sábado, 1 de maio de 2010

Ministério de Ciência e Tecnologia promove debate sobre inovações na área

A 4a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Informação pretende estimular debates e consolidar propostas sobre políticas de Estado na área, tendo em vista o Desenvolvimento Sustentável do país. A proposta é unir os âmbitos federal, estadual e municipal no desenvolvimento das políticas públicas, incluindo a sociedade civil no debate. Segundo o convite enviado pelo Ministério, como a intenção é desenvolver uma agenda estretégica para o futuro do Brasil, a participação efetiva de representantes dos órgãos públicos, empresários, comunidade científica e organizações da sociedade civil. é fundamental.

O encontro será em Brasília, entre os dias 26 e 28 de maio. Inscrições podem ser realizados até dia 14 de maio, no site da Conferência ( http://www.cgee.org.br/cncti4/index.php?option=com_content&view=article&id=236&Itemid=117 ), e precisam ser confirmadas via e-mail. Na programação, constam plenárias sobre educação, desigualdade e inclusão social, desenvolvimento e agenda empresarial.

Maiores informações no site: http://www.cgee.org.br/cncti4/

European Research Council ministra palestra para pesquisadores interessados em intercâmbio

O European Research Council ministrará palestra sobre Bolsas de Alto Nível para jovens pesquisadores e pesquisadores confirmados, buscando informar professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação de oportunidades no exterior. A palestra acontecerá na Biblioteca central César Lattes, na UNICAMP, dia 12 de maio as 10 da manhã. O palestrante é o Prof. Dr. Alain Peyraube.

De acordo com o site, o ERC é uma fundação voltada para o financiamento de pesquisas e para o desenvolvimento do conhecimento, incentivando pesquisadores à irem além das divisões disciplinares e trangredirem as soluções pré-estabelecidas e aceitas pela comunidade científica. Partindo do objeto de pesquisa e das análises "bottom-up", a intenção é buscar soluções para os problemas partindo dos dados e não necessariamente do pensamento teórico estabelecido.

Para participar, é preciso confirmar presença por e-mail, enviando para: 
mobilidade_estudantil@reitoria.unicamp.br .

Maiores informações no site: http://erc.europa.eu/index.cfm

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Site voltado para aprendizagem de idiomas pode auxiliar professores

Site de Cursos Gratuitos apresenta áudios, ditados, exercícios e diversos materiais que podem ser adaptados para o uso em sala de aula, além de servirem como suporte para os alunos treinarem a língua em casa. Apesar do site estar em francês, há também material para ensino de outras línguas, como Alemão, Espanhol, Inglês, Italiano, Neerlandês, Japonês, Latim e Provençal e testes de cultura geral e matemática.

A vantagem do site é apresentar aúdios para treino de pronúncia e links com os diferentes significados de cada palavra utilizada.

Sabe-se que uma das funções do professor de idiomas é conhecer o sistema da língua a ser ensinada, reconhecendo os diferentes significados construídos em cada contexto social, registro e gênero textual. O conteúdo e a forma como ele é apresentado aos alunos, no entanto, deve ser adaptado às condições de sala de aula, à cada turma e às necessidades e interesses de cada um. O site deve ser visto, assim, apenas como uma ferramenta de auxílio para o ensino de língua estrangeira, sendo analisado e, possivelmente, utilizado de forma crítica pelo professor.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Universidades permitem acesso a aulas e palestras gratuitas

Parece ser uma tendência entre as universidades estrangeiras permitir o acesso, via internet, à conteúdos de sala de aula, palestras, discussões. Segundo o New York Times, a primeira a publicar os vídeos e aúdios foi a Massachusets Institute of Technology. Apesar de ter acesso, na maioria das vezes os internautas não recebem certificado por participação nos cursos.

Depois da iniciativa do MIT, surgiu um consórcio, o OpenCourseWare Consortium, para estimular outras universidades a fazer o mesmo. Cada uma pode escolher o conteúdo e as áreas privilegiadas  (astrologia, estudos de gênero, psicologia ou artes).

Enquanto algumas faculdades permitem o acesso ao conteúdo por meio do próprio site, outra fonte possível é o portal do youtube,youtube.com/edu carregado com vídeos de Stamford e Cambridge, por exemplo.

No Brasil, a primeira a participar foi a Fundação Getúlio Vargas, com assuntos voltados para gestão empresarial e metodologia, além de capacitação de professores. Caso o aluno queira um certificado de conclusão de curso, é possível realizar uma prova.

obs: A informação foi dada pela Folha de São Paulo dessa quarta-feira, com texto baseado em informações do New York Times.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Primeiros Contatos com Paulo Freire: a Biografia

Paulo Freire talvez seja um desses nomes acadêmicos que povoam o imaginário brasileiro, mas as pessoas não necessariamente sabem o por quê. Resolvi ler, então, a biografia do professor de português, alfabetizador (ou letrador?), escrita por sua segunda esposa, Ana Maria Araújo Freire.

À parte do tom de intimidade entre escritor e objeto de escrita, demonstrando a admiração deslavada entre os amantes, o livro parece um convite à desvendar a história de vida, a formação de um dos maiores educadores do país. O primeiro capítulo traz um breve histórico escolar de Paulo Freire como aluno. É interessante notar que algumas das dificuldades passadas por sua família acabam formatando o seu futuro, já que desde cedo Paulo mostra sua paixão pelos estudos e conhece a família Araújo, para quem passa a trabalhar como professor após o fim da escola.

No entanto, é no segundo capítulo que percebemos os embriões da pedagogia crítica, do desenho de uma teoria/metodologia de educação voltada para toda a família, não só o aluno, e seu viés de esquerda. A intenção das cartas de orientação pedagógica escritas para o Sesi era demonstrar o papel da escola de educar, questionar, engajar pais e familiares nas questões do ambiente escolar (como o que ensinar ou a distribuição de merendas) ou do ambiente familiar (como incentivar seu filho a estudar, como castigá-lo sem violência). Foi após essas cartas, com forte orientação para desalienação social da classes populares, que Paulo Freire foi exilado, em meio à Ditadura Militar.

Talvez esse seja um dos fatos que ofuscou a importância do educador, já que com isso suas teorias e trabalhos acabaram sendo mais divulgados no exterior do que no seu próprio país. Aparentemente (e essa é uma observação impressionística), há um esforço recente de trazer a tona o legado acadêmico de Paulo Freire, uma tentativa de fazer juz ao seu trabalho e repensá-lo, a luz de novas teorias e de novos arranjos sociais no pós-ditadura.



Referências:

Freire, Ana Maria Araújo. 2006. Paulo Freire- Uma História de Vida. Indaiatuba, SP: Villa das Letras.