quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Sobre a possibilidade de fechamento da melhor escola pública, de acordo com Saresp 2008

Estava calmamente lendo a Folha, quando surgiu uma notícia completamente ilógica na minha frente: a escola estadual  de ensino médio que conseguiu melhor nota no Saresp em 2008 está para ser fechada pelo próprio governo paulista, por falta de alunos. Localizada no Butantã, a escola estadual Alberto Torres não deve oferecer aulas em 2010, sendo assim a recomendação é que pais e alunos procurem outra escola na região.
 Em outubro, pais, alunos, professores e funcionários foram convocados para uma reunião pela vice-diretora, Eunice Ramos, e um representante da Diretoria de Ensino da Região Centro-Oeste, na qual foram informados da decisão de fechamento da escola.

O jornal relata que, segundo a Secretaria da Educação do Estado, a decisão de fechamento da unidade cabe a Paulo Renato, secretário da educação, e nada está decidido ainda. Os gastos com a unidade estão sendo analisados, já que houve uma queda de 73% no número de alunos matriculados desde 2005 e há salas vazias. Segundo a reportagem, a vice-diretora Eunice Ramos não foi orientada a fazer nenhuma reunião para anunciar o fechamento do colégio.

Mais uma vez, a discussão gira em torno do aspecto mercantil da educação e em nenhum momento se questionou a razão da escola ser considerada a melhor no Saresp ou se este não seria um motivo central para manutenção do colégio. Um dos fatores que pode contribuir para a qualidade do ensino é a quantidade de alunos em sala de aula. Com classes menores, os professores podem dar uma atenção mais dirigida a cada aluno, criando uma relação mais próxima e até mesmo afetiva. Além da possibilidade dos professores terem tempo para buscar cursos de formação continuada, mestrado ou doutorado e elaborarem melhor as aulas, tendo em vista que a demanda pelo trabalho fora da sala de aula  (corrigir provas e trabalhos, por exemplo) diminuiu nos últimos anos.

Talvez existam mais fatores envolvidos, mas por enquanto não consegui pensar em nenhum. Se alguém quiser expôr seus pontos de vista, é só postar um comentário ou mandar e-mail.  

Um comentário:

  1. Deus meu!!!
    Com a EDUCAÇÃO tão fraca como temos, ainda fechar uma boa escola, é DEMAIS.
    e PENSAR QUE NO MEU TEMPO ESCOLAS COMO A "CAETANO DE CAMPOS",
    ESTADUAL, ERA TÃO REQUISITADA QUE MEU PAI FEZ "DAS TRIPAS CORAÇÃO"
    PARA CONSEGUIR ME MATRICULAR NO 2º SEMESTRE DA 8ª SÉRIE, QUANDO NOS
    MUDAMOS DO INTERIOR PARA A CAPITAL.
    Meu boletim, naquela época, foi definitivo para conseguirmos a
    matrícula(eu era apelidada de "cem cem"). Pois, pasmem: precisei de
    profa. particular em português e matemática e inglês. Estudei pra
    valer e só assim consegui acompanhar meus colegas.
    Os alunos saiam do Ensino Médio direto para USP, PUC, etc.

    O que aconteceu com nossa pobre EDUCAÇÃO?
    QUE TAL NOS DIRIGIRMOS DIRETAMENTE AO GOVERNADOR SERRA?

    ResponderExcluir