segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O que raios é Linguistica Aplicada??

É muito comum as pessoas ficarem me olhando com cara de ué quando eu digo que faço mestrado em linguística aplicada ou quando eu tento explicar o que é que eu faço da vida. Algumas vezes eu faço piada e sigo em frente, outras eu tento explicar e me enrolo toda porque está estampado na cara do outro que não necessariamente ele quer saber ou acompanhar o raciocínio.

Mas vou tentar mais uma vez: Linguística Aplicada é uma ciência, uma área do conhecimento voltada para questões de usos da língua, educação. Todas as pesquisas desenvolvidas na área tem como ponto de partida um problema social (como o discurso constrói a realidade? como as pessoas se comunicam? como ensinar línguas, seja português ou qualquer língua estrangeira?) e a pretensão de chegar em alguma proposta para resolução desse problema.

Por ser transdisciplinar e dialogar com áreas como Filosofia, Antropologia e Sociologia, as pesquisas levam em consideração aspectos culturais e diferenças sociais relacionadas ao uso da linguagem nos seus contextos. O contexto seria, então, o espaço em que certas práticas sociais são realizadas. Está diretamente relacionado às variáveis: quem participa da interação, quem produz, a quem a comunicação é direcionada, como á mensagem é organizada para estabelecer a comunicação de forma eficaz e quais significados estão sendo compartilhados.

Será que deu para criar um quadro geral?

obs: Publicado em Uma abelha ferro(o)u minha campainha em outubro de 2009

2 comentários:

  1. Não é Complicada...apenas Aplicada essa tal Linguística!!!

    Parabéns Ju pela iniciativa
    Bjos
    Ciça Lopes

    ResponderExcluir
  2. Aplicada e Múltipla!
    Vai de Corpus à Análise do Discurso; de Ensino à Fonética. Cada qual no seu varal!
    hahahaha

    Obrigada Ciça!

    Bjs

    Ju

    ResponderExcluir