Outro dia tive o grande desprazer de receber as instruções para o trabalho de final de semestre de uma disciplina de literatura portuguesa que eu curso na USP. Explico: as instruções do trabalho envolviam ler um livro sobre Camões escrito pelo meu professor e com os comentários de leitura da esposa, também professora da mesma disciplina. Bruta sacanagem canastrona! O melhor era que ambos estavam comentando, em sala de aula, a dificuldade de analisar obras de autores vivos. Agora imagine a dificuldade de fazer um trabalho sobre o livro do próprio professor. Peloamordedeus!
A prática parece ser recorrente e gostaria de expressar minha indignação. Existem casos que pode ser compreensível a necessidade de utilizar o material feito pelo próprio professor, por exemplo, se ele for especialista da área ou o assunto estiver relacionado com a temática da discussão. Mas, por favor, que os textos escritos pelos professores não estejam envolvidos em nenhum tipo de avaliação.
ps: Só de birra usei só material escrito por ele nas minhas referências bibliográficas, do trabalho final. Será que ele vai reclamar?? Tem alguns professores da USP que podiam ser jubilados também!
ps2: Existem professores que, muito pelo contrário, por mais que nós clamemos pelos seus textos eles discretamente "esquecem" de enviá-los. Compreensível, mas que fique registrado que quando é pedido,é porque faz sentido.
Caso alguém tenha algum caso/causo interessante, escrevam: email (reflexoesensino@gmail.com ou jusayao@gmail.com).
domingo, 29 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário